aniv35

A ASCTE completou 35 anos no passado dia 1 de março. O programa da festa foi variado e estiveram presentes amigos e familiares dos utentes. Durante a manhã houve uma atividade com cães terapêuticos promovida pela Smiledog, um projeto desenvolvido por Nuno Santos, que trabalha a inclusão do cão como agente motivador na promoção da saúde física e emocional do individuo, criando momentos mágicos de empatia com os utentes. Da parte da tarde, todos os convidados assistiram a um concerto de guitarras oferecido pela Escola de Artes da Universidade de Évora, da responsabilidade do Professor Gonçalo Pescada. Este projeto foi criado pelos guitarristas Carlos Parreira e Eliana Jesus, alunos da mesma classe, com base no gosto que ambos têm pela música para conjuntos, em especial duos. O seu repertório é constituído maioritariamente por obras originais para duo de guitarras e abrange vários estilos musicais.

 

O grupo de flautas da ASCTE subiu ao palco apresentando temas tradicionais tocados pelos utentes! Depois houve um momento de dança e um “regresso ao passado” onde foi possível recordar o crescimento da ASCTE ao longo destes 35 anos! Despedimo-nos com a leitura de um poema que ilustra a Casa/Escola de vida que é a ASCTE onde se conjuga o verbo “amar”.

Aos que permanecem, com dedicação, e aos que passaram e deixaram a sua marca a nossa profunda gratidão!

Foi um dia de Festa, intenso e gratificante, e isso foi possível sentir na alegria dos sorrisos de todos os presentes! Parabéns ASCTE! Em especial aos utentes e aos colaboradores pelo trabalho tão nobre que fazem em cada dia!

Sobre a Associação Sócio Cultural Terapêutica de Évora (ASCTE)

A ASCTE é uma IPSS edificada em meio rural, rodeada de uma bonita e tranquila paisagem alentejana. Adotou um estilo próprio de trabalho, em que tudo se faz com e para os seus utentes, sempre com o objetivo de evitar a frustração e a insegurança dos mesmos, respeitando  as suas necessidades individuais. Tem uma escola de ensino especial, Escola São Francisco de Assis, fundada em 1989, que responde às necessidades dos alunos em idade escolar visando estimular-lhes a leitura, a escrita e o cálculo numa perspetiva funcional.

Em outubro de 2018, a Escola São Francisco de Assis foi distinguida como Eco Escola devido às várias ações que tem vindo a realizar no âmbito de uma educação ambiental sustentável, estando esta incluída no programa curricular dos alunos (as) e, num âmbito mais holístico, fazendo parte da formação integral dos utentes.

A ASCTE abriu a loja Mó, no Centro Histórico de Évora em 1997, para expor e vender as peças feitas pelos utentes nos ateliers e conta com duas lavandarias, Ecolava I e II, também situadas em Évora, onde os utentes mais autónomos fazem um trabalho socialmente útil.

Graças à concretização destes dois projetos, loja e duas lavandarias, a ASCTE é reconhecida, desde janeiro de 2015, como uma iniciativa de “Elevado Potencial de Empreendedorismo Social” pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES), um projeto desenvolvido pela Social Business School e pelo Instituto Padre António Vieira, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Fundação EDP e com o Programa Operacional de Competitividade Compete.

www.ascte.com

Para mais informações contactar:

Luísa Ferrão

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.                                           

(+351) 965 457 374